• +LIMEIRA

MULHERES NO COMANDO:

IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA FEMININA EM TODOS OS SETORES PROFISSIONAIS


A mulher no comando, na liderança e onde mais ela quiser chegar. Avaliada pela sua competência e seu potencial. Valorizada por suas qualidades e habilidades. Remunerada igualmente. Reconhecida por fazer a diferença. Esse é o mundo ideal pelo qual as mulheres lutam todos os dias.

Em todos os campos de atuação e em todos os âmbitos sociais, as mulheres lutam contra preconceitos e discriminações de gênero. Tentam provar à sociedade que, assim como os homens, elas têm sim capacidade para ir além da reclusão à vida doméstica e familiar e que merecem ser reconhecidas e respeitadas como todo ser humano.

Veja como o coaching pode ajudar você a evidenciar ainda mais todas as suas habilidades de liderança. Clique aqui e confira através desse material que preparei especialmente para todas as mulheres.

Não por acaso uma característica tem ganhado destaque e importância no mercado de trabalho: a liderança.

Um estudo divulgado pelo Journal of Applied Psychology aponta que cada vez mais, as mulheres ocupam altos cargos no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa, realizada pela Universidade de Duke (EUA), as que ocupam cargos executivos são vistas como melhores líderes do que os homens.

A pesquisa também concluiu que as mulheres são mais eficientes para assumir cargos de liderança. Além disso, elas também sabem conduzir melhor os relacionamentos profissionais do que os homens.

Os dados mostram que a conquista da mulher por seu espaço no mercado de trabalho deve ser enaltecida. Por méritos próprios, elas colhem os frutos de sua competência e liderança no meio corporativo.

Princípios de empoderamento das mulheres

Com o intuito de promover crescimento econômico aliado com desenvolvimento humano, no ano de 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e o Pacto Global elaboraram os Princípios de Empoderamento das Mulheres, que tem o objetivo de auxiliar o meio corporativo a implementar práticas e ações que resultem em igualdade de gênero dentro das corporações. Esses princípios consistem em:

Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros;

Eliminar obstáculos que impedem o crescimento profissional e diminuem as chances de as mulheres conquistarem cargos de liderança;

Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação;

Possibilitar que homens e mulheres recebam o mesmo salário, sem discriminação de gênero.

Assegurar a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores;

Extinção de toda forma de violência no ambiente de trabalho, seja ela verbal, física ou assédio sexual;

Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres;

Favorecer a capacitação profissional para as mulheres, possibilitando a elevação do empreendedorismo feminino;

Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres;

Respeito à imagem da mulher e seu papel na sociedade em todo o material de marketing da empresa, além de incluí-la nos processos criativos;

Promover a igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;

Incentivo ao reconhecimento da liderança da mulher e suas contribuições para o desenvolvimento da sociedade;

Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros.

Mulheres e o coaching

Para tornar essa liderança ainda mais efetiva, as profissionais do meio corporativo têm buscado qualificação e incorporando conhecimentos e ferramentas que agregam novos diferenciais ao seu desempenho diário. Nesse sentido, a metodologia do coaching tem sido cada vez mais disseminada dentro das empresas, uma vez que as mulheres vêm ganhando mais espaço. Enquanto líderes, estas profissionais buscam potencializar ainda mais seus resultados e fortalecer sua liderança e uma comunicação mais efetiva, tanto no sentido de desenvolver-se, quanto no de desenvolver a capacidade de liderar estimulando as competências, as habilidades e o aumento do seu desempenho como na do seu grupo de liderados.

Hoje, independente do sexo, já não basta ser um líder, é preciso ser líder coach. Isso representa ter os diferenciais que realmente signifiquem agregar mais valor ao desenvolvimento dos profissionais e das organizações.

Uma líder coach não é uma líder comum, ela é empreendedora, criativa, ousada e capaz de inspirar seus colaboradores através de seus exemplos, sejam eles profissionais ou pessoais. Além disso, através do autoconhecimento proporcionado pelo apoio das ferramentas do Coaching, tem ampla capacidade de tomar decisões com assertividade, pois é mais preparada para lidar com situações adversas, pressões emocionais e o estresse do dia a dia de uma empresa.

Esta profissional altamente preparada tem plena confiança de suas atribuições, mas também sabe ser flexível, pois são capazes de identificar as qualidades de seus liderados, e por isso, sabem delegar tarefas e dar os feedbacks necessários para o crescimento de cada um e da empresa.

A metodologia do coaching está cada vez mais aberta às novas possibilidades do mercado, e as profissionais que o buscam como auxílio ao seu desenvolvimento, seja profissional ou pessoal, tem potencializado e obtido sucesso tanto na carreira quanto na vida pessoal.

Benefícios do coaching para o lado feminino

Além de exaltar o potencial no ambiente de trabalho, a metodologia do coaching ainda auxilia nos demais âmbitos e relacionamentos de um modo geral. O coaching vem como um auxílio para que as mulheres possam traçar metas e objetivos assertivos e atingir o equilíbrio e os resultados que necessitam.

A metodologia é capaz de trazer reflexões e desenvolver o autoconhecimento, dessa forma, a pessoa consegue reconhecer seus pontos fortes e de melhoria, limitações e medos e quais são suas habilidades e competências, tanto em âmbito pessoal, quanto profissional.

Com base nessa autoanálise, a mulher é capaz de:

Definir novas metas e prioridades;

Fazer uma melhor gestão financeira e do tempo;

Vencer bloqueios e traumas passados;

Aprimorar suas técnicas de liderança;

Desenvolver comportamentos;

Se empoderar;

Melhorar o relacionamento interpessoal;

Aprimorar a inteligência emocional;

Aumentar a produtividade;

Ampliar a visão estratégica de negócios;

Alinhar sua carreira;

Administrar conflitos;

Avançar em todos os sentidos da sua vida.


A pioneira em Intercâmbio Cultural revoluciona mais uma vez, olha o que a Experimento preparou para você mulher. CLIQUE AQUI E VEJA

3 visualizações